Bolo de tangerina de cabeça pra baixo

bolo de tangerina upside down

 

O inverno aqui na Europa é teoricamente a época das mexericas. O problema é que elas vêm geralmente da Espanha e então para que cheguem até a França sem estragar são colhidas verdes. Há uns dias comprei um saco de tangerinas no supermercado e quando fui experimentar vi que ainda não estavam maduras. Esperei, esperei e esperei elas amadurecerem por milagre na minha geladeira mas não funcionou. Daí resolvi fazer uma geleia de mexerica para comer com bolo de laranja, igual o que a minha mãe faz e fica uma delícia. Só que quando vi o trabalhão que era fazer a tal da geléia mudei de ideia. Preferi fazer um bolo com a geleia já integrada. É o tal do upside down cake que os americanos fazem, geralmente de abacaxi e que segue a mesma lógica da tarte tatin francesa, ou seja, coloca-se açúcar caramelizado no fundo da forma com frutas e na hora de servir tem que virar ao contrário para que as frutas fiquem na parte de cima. Como já fiz a tarte tatin aqui resolvi testar.

Primeiro prepare o caramelo com as fatias de tangerina:

  • 220g de açúcar
  • 125 ml de água
  • umas gotinhas de xarope de baunilha
  • uma pitada de canela em pó
  • 2 a 3 tangerinas cortadas em fatias fininhas (depende do tamanho). Eu coloquei com casca mas a casca ficou meio dura e difícil de mastigar, da próxima vez tento sem casca.

Leve ao fogo todos os ingredientes misturados e mexa até a calda começar a ficar mais espessa. Para saber o ponto certo coloque umas gotinhas da calda em um pires frio e incline o prato. Se escorrer direto tem que esperar mais, o ponto certo é quando cria uma gota que fica no lugar. Quando estiver no ponto certo tire do forno e coloque direto na forma de bolo fria (coloque a forma na geladeira por uns minutos).  Reserve.

Ingredientes da massa:

  • 1 xícara de óleo
  • 1 tangerina com casca e tudo picadinha
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico

Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes até não ter mais pedacinhos de casca da tangerina. Coloque esta mistura em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados aos poucos e vá misturando até incorporar tudo.

Coloque a massa por cima do caramelo na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus.

Quando estiver pronto tire do forno e deixe esfriar uns 5 a 10 minutos antes de desenformar virando o bolo em cima de um prato.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bolo de tangerina de cabeça pra baixo

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s