Pão de queijo especial

pão de queijo mineiroTodos dizem que o “meu” pão de queijo é o melhor do mundo, será?  Só sei que faz sucesso até com os exigentes franceses… Na verdade a receita aprendi com minha mãe (mineira), que aprendeu com minha avó e que sofreu algumas adaptações, principalmente quanto às medidas que antigamente eram feitas em “prato fundo” ou “pelo vinco”. Vamos a ela:

Ingredientes

1 quilo de polvilho azedo de boa qualidade
1 copo (americano) de água
1 colher (sopa) de sal (pode parecer muito mas pode acreditar!)
1 copo de óleo de cozinha
1 copo de leite
4 ovos grandes
300 grs. de queijo de Minas curado (na falta vai o que mais se parecer com ele, vale até misturar um pouco de parmesão) ralado no ralo de buracos (o que faz criar casquinhas ao assar)
Orégano ou linguiça calabresa para misturar na massa (opcional)

Modo de preparo:

Numa bacia grande (de cozinha, rs…) coloque o polvilho e o sal dissolvido no copo d água. Mexa com as mãos para quebrar os grumos. Enquanto isso coloque para ferver o óleo e o leite e depois despeje sobre o polvilho, para escaldar. Deixe esfriar um pouco e acrescente os demais ingredientes, sempre mexendo com a mão (agora é melhor uma só). Se quiser variar os sabores separe um pouco da massa e acrescente a linguiça picadinha ou o orégano. Limpe as mãos com uma colher para facilitar enrolar os pães. Faça bolinhas da massa, com as mãos umedecidas em um pouquinho de óleo e coloque num tabuleiro. Leve ao forno pré aquecido (+ para quente) a aproximadamente 200 graus, até crescer e ficar moreninho.

Dica: como o é melhor comê-lo quentinho então sugiro que congele a massa restante e faça várias fornadas, para isso enrole como mostrado acima (umedecendo as mãos no óleo) e coloque os pães num tabuleiro que caiba no congelador, podem ficar bem juntinhos. Leve no freezer de um dia para outro, no dia seguinte passe-os para um saquinho próprio para congelados retirando o ar. Para assá-los basta aquecer bem o forno e coloca-los ainda congelados.

4 pensamentos sobre “Pão de queijo especial

  1. Mãe, esse seu post me deixou com tanta saudade que eu fui direto fazer um pão de queijo! Estou escrevendo o comentário e comendo um pão de queijo quentinho com presunto e um substituto de requeijão que eu achei aqui na França. Só não acho queijo minas de jeito nenhum, então substituo por 200g de emental e 100g de parmesão. Ficou maravilhoso! Só que essa receita rende à beça né, essa é a primeira vez que faço a receita inteira. Daí fiquei na dúvida: quanto tempo pode congelar o pão de queijo? Beijos e saudades enormes!

    • Seria interessante escrever no post o rendimento, aproveita pra contar e quanto a validade não tenho ideia, aqui em casa não dura mias de 2 semanas, isso com seu pai em casa. Fiquei com vontade tb Estou com saudades também, um Beijao

      Lucy Enviado via iPad

      >

O que você achou?

