Biscoitos de Natal

biscoito de natal

O Natal está chegando e o bolso esvaziou antes da hora? Nada de pânico! Esta receita é perfeita para um presente feito à mão e com amor. Esses biscoitos são temperados com especiarias e são bem típicos nas festas de Natal do Polo Hemisfério Norte. Eu acho que isso se deve ao fato que os temperos utilizados (canela, gengibre, cravo e pimenta do reino) dao um calorizinho na boca perfeito para esquentar no inverno. Resolvi testar essa receita que achei da Martha Stewart, que é a Anamaria Braga dos States, para ver se a fama corresponde. Dei uma adaptada (para variar) e troquei o melado por mel e xarope de bordo (aquele do Canadá), e é por isso que os biscoitos ficaram mais claros que na receita original. Da próxima vez vou testar com melado e digo no que deu!

A cobertura eu fiz do modo tradicional com claras de ovo, limão e açúcar de confeiteiro, mas conversando com a minha professora de cerâmica descobri a existência de um subsituto para as claras cruas para quem não gosta: pó de merengue! Isso é um ingrediente que se acha em lojas especializadas como esta aqui em Paris.

Eu preparei tudo em dois dias (fiz a massa em meia hora, coloquei na geladeira e no dia seguinte abri a massa, assei os biscoitos e decorei), deve ter dado umas 3h de trabalho no total, mas é muito divertido! Especialmente a parte da decoração dos biscoitos… Eu decorei com o glacê branco e o meu ajudante confeiteiro decorou com o rosa.

Vamos à receita dos biscoitos!

Ingredientes:

  • 6 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 col. de sobremesa de fermento em pó
  • 4 col. de sobremesa de gengibre em pó
  • 4 col. de sobremesa de canela em pó
  • 1 1/2 col. de sobremesa de cravo-da-índia moído
  • 1 col. de pimenta do reino moída fininho
  • 1 1/2 col. de sobremesa de flor de sal
  • 1 xic. de manteiga sem sal à temperatura ambiente
  • 1 xic. de açúcar mascavo
  • 2 ovos
  • 1 xic. de melado (no meu caso, 1/2 de mel e 1/2 de xarope de bordo, mas poderia ser 1 xic. de mel ou de karo)

Preparo:

Misture os ingredientes secos (a farinha, o bicarbonato, o fermento, os temperos e o sal) em uma tijela. Em outra tijela, bata o açúcar com a manteiga até ficar bem homogêneo. Adicione à esta mistura os ovos e o melado (ou o substituto) e bata mais um pouco. Adicione a mistura feita com os ingredientes secos e bata em velocidade baixa até ficar bem homogêneo. Separe esta massa em três partes e embale com filme plástico. Coloque na geladeira para endurecer e só depois disso abra a massa em uma espessura de mais ou menos 0,5 cm. Corte os biscoitos com as forminhas e coloque para assar sobre uma folha de papel vegetal em forno pré-aquecido a 180°C durante uns 12 a 14 minutos. Na minha opiniao estes biscoitos nao devem corar muito pois endurecem demais se ficarem muito tempo no forno. Coloque para esfriar antes de decorar.

E enfim a receita do glacê para decorar:

Misture as claras de dois ovos com duas colheres de sobremesa de suco de limao. Bata em neve e quando estiver firme adicione 330g de açucar de confeiteiro e bata em velocidade baixa até misturar bem. Utilize imediatamente pois este glacê endurece em contato com o ar. Os meus biscoitos ja estavam secos por volta de uma hora depois de decorados! Para colorir o glacê basta misturar um pouco de anilina.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Biscoitos de Natal

O que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s